O acidente de trânsito é uma ocorrência que afeta
diretamente o cidadão, porque o resultado recai sobre suas próprias vidas: morte, a incapacitação física, perdas
materiais e vários outros prejuízos como
os emocionais e psicológico, que levam tempo, e são de difícil superação.
Ainda segundo a revista veja, no ano de 2013 "Um levantamento feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com base nos pedidos de indenização ao DPVAT, o seguro obrigatório de veículos, revela que o número de vítimas no trânsito é muito superior ao que fazem crer as estatísticas oficiais.
Em 2012, foram registrados mais de 60 000 mortos, um aumento de 4% em relação a 2011, e 352 000 casos de invalidez permanente.
Morre-se mais em acidentes de trânsito do que por homicídio ou câncer. Ou seja, nós, brasileiros, temos mais motivos para temer um cidadão qualquer sentado ao volante ou sobre uma moto do que a possibilidade de deparar com um assaltante ou de enfrentar um tumor maligno.”
Esta é uma situação que afeta empresas, famílias, seguradoras enfim a todos, trazendo dor e prejuízos sociais, emocionais e também financeiro.
Muitas destas situações poderiam ser evitadas com uma melhor educação de transito, levando os motoristas a entender as formas adequadas de dirigir seus veículos em todos os ambientes pelos quais trafega. Isto evitaria muitos dos acidentes, diminuiria sensivelmente o trágico panorama do transito brasileiro, se cada motorista fosse um motorista defensivo.
Direção
Defensiva pode ser definida como: um conjunto dos acidentes de técnicas desenvolvidas para o aperfeiçoamento do motorista e de como
usar seu veiculo contribuindo, de forma a reduzir os acidentes de transito, trata de
desenvolver a segurança e prevenção do acidentes.
A Direção
Defensiva pode ser dividida em:
PREVENTIVA:
deve ser a atitude permanente do motorista para evitar acidentes.
CORRETIVA:
é a atitude que o motorista deverá adotar ao se defrontar com a possibilidade
de acidente, corrigindo situações não previstas.
É isso que de maneira simples e didática oferecemos
no curso básico de direção defensiva.
Atitudes simples de se observar as sinalizações, as condições de velocidade para cada tipo de estrada, clima, bem como o uso correto dos equipamentos de segurança como o cinto de segurança, fazem toda a diferença. Veja o video a seguir que relata uma atitude comum ainda em nossos dias, do mau uso do cinto de segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário