quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CINTO DE SEGURANÇA, TANTA RESISTÊNCIA PORQUE? QUAL O RISCO?

Mesmo depois de tanto tempo de instalada a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, ainda encontramos resistência ao seu uso.
A resistência é tanto que se abrirmos o dicionário eletronico wikipédia, na sua definição de cinto de segurança, ela mesmo revela isso: "O cinto de segurança é um dispositivo de defesa dos ocupantes de um meio de transporte. O mesmo serve para, em caso de colisão, não permitir a projecção do passageiro para fora do veículo e nem que este bata com a cabeça contra o para-brisas ou outras partes duras do veículo.
Muitas pessoas não gostam de usar o cinto de segurança por achar que é incômodo ou por medo de ficar presas em caso de acidente. Mas o alto valor das multas para quem não usa cinto de segurança (hoje até 500 euros em Portugal, cerca de 150 reais no Brasil) incentiva o uso. Estatísticas demonstram que o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade dos acidentes quanto a ocorrência de ferimentos." (Wikipédia-2011).
Se já no banco da frente há uma dificuldade enorme em se criar o hábito de uso do cinto de segurança em automóveis, imagine no banco de tràs.!! Da mesma forma que nos bancos dianteirosa  utilização de cinto de segurança no banco de trás é obrigatória.
Muitos alegam que seu uso é desconfortável, não acho que seja tanto, diante de tantas coisas que nusamos no dia a dia, mas isso é de cada um, por exemplo eu acho muito legal usar gravatas, outros já acham desconfortáveis. Porém devemos pensar em algumas coisas que mesmo desconfortáveis nós fazemos uso delas porque seu benefício é reconhecido: Exame de sangue é um bom exemplo de uma coisa desconfortável, mas que pelo menos uma vez por ano fazemos, porque o beneficio deste exame na descoberta de possíveis doenças é algo muito valioso. Passar de 4 a 5 horas num banco escolar, seja de que graduação for, logo após um longo dia de trabalho, é extremamente desconfortável, mas todos nós investimos neste desconforto, para podermos ser competitivos neste mercado de trabalho tão exigente de nossos dias.
Se achamos o cinto de segurança desconfortável devemos olhar por outro prisma o da nossa segurança, o da segurança de nossos familiares, o custo beneficio que ele pode trazer em caso de um acidente de transito, pois ele  pode salvar uma vida, ou pelo menos  diminuir lesões e ferimentos. Veja o filme abaixo e veja se não é importante revermos nossos conceitos?



Invocar a lei que diz que: "O condutor que permite a não utilização do cinto pelo passageiro, comete uma infração de natureza grave." para mim não é o mais importante, o importante é ter a consciência que somos responsáveis uns pelos outros, e que estamos aqui nesta vida para contribuir com a edificação, crescimento e felicidade dos que nos rodeiam, por isso sim, devemos  usar e exigir que nossos passageiros tão queridos de cada um de nós, utilizem o cinto.
Mas se você ainda não se concienizou desta importância, se você é daqueles preocupado apenas com a lei, saiba que:" Você poderá sofrer, em caso de acidente com lesão corporal ou morte, sanção penal, além do risco de ser autuado administrativamente.
Use o cinto, cobre as pessoas para que usem, também no banco de trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário