domingo, 16 de outubro de 2011

CONTROLE DE DESVIOS A FORMA PRÓATIVA DE SE PREVENIR ACIDENTES

CONTROLE DE DESVIOS A FORMA PRÓATIVA DE SE PREVENIR ACIDENTES

Todos nós que trabalhamos com a prevenção de acidentes fomos ensinados há muito tempo que o ponto de partida para se fazer a prevenção, eram as inspeções de área objetivando ver o que já estava deteriorado, os treinamentos de segurança e com certeza uma análise dos históricos de acidentes com ou sem afastamento do trabalho, ou seja eramos impulsionados a exceção do treinamento, a agir reativamente, ou seja algo aconteceu e vamos ajustar as coisas para que isto não volte a acontecer. Tanto isso é uma verdade que boa parte de nossos realatórios em suas conclusões tinham a frase: " para evitar acidentes senmelhantes a esse". Não tenho dúvida que esse foi um caminho inicial e necessário para a implantação de uma mentalidade prevencionista para trabalhadores e empresários, mas como já citei foi um caminho inicial, precisamos e estamos progredindo na questão da prevenção de acidentes.

Entre 1968 e 1970 dois estudiosos da prevenção Fletcher e Bird, lançam suas teorias conhecidas como Controle Total de Perdas e Controle de Danos, respectivamente. O norte americano Frank Bird, um entusiasta da questão prevencionista,  analisou 297 companhias
nos Estados Unidos da América, sendo envolvidas nessa análise 170.000 pessoas de 21grupos diferentes de trabalho e percebeu-se que neste período, houveram 1.753.498 acidentes comunicados.
Foi a  partir desses dados que Bird cria a conhecida " pirâmide de acidentes de  Frank Bird", onde chegou-se a conclusão que, para que aconteça um acidente que incapacite o trabalhador, anteriormente acontecerão
600 incidentes sem danos pessoais e/ou materiais. Já se preocupando com os casos em que não há danos, o quase acidente. Já  o canadense John Fletcher em 1970 partiu do pressuposto de que os acidentes que resultam em danos às instalações, aos equipamentos e aos materiais têm as mesmas causas básicas do que os que resultam em lesões, sendo que o objetivo do Controle Total de Perdas é o de reduzir ou eliminar todos os acidentes que possam interferir ou paralisar o sistema.
O prevencionismo tao almejado pelas lideranças da prevenção, baseados nas teorias já explanadas, e aprofundadas pelos estudiosos modernos tem evoluido  e vem englobando um número cada vez maior de atividades e fatores, buscando prevenção de todas as situações geradoras de efeitos indesejados ao trabalho. Modernamente isto tem apontado para a questão não mais do fato ocorrido que pode gerar um acidente, mas para o fato potencial que pode gerar um acidente, ou seja algo que tenha o potencial de gerar um acidente, se as circunstâncias que o envolvem forem diferentes da atual, para esclarecer melhor vamos dar um exemplo:
Definições de acidentes, incidentes e desvios
Acidente Grave - uma ferramenta cai de um ponto elevado sobre uma pessoa matando-a;
Acidente - Uma ferramenta cai de um ponto alto ferindo uma pessoa;
Acidente material /Ambiental - uma ferramenta cai de um ponto alto bate em um equipamento e o danifica;
Incidente - uma ferramenta cai de um ponto alto sem nenhuma consequencia;
Desvio - uma ferramenta está num ponto alto em condições de cair.
Na evolução do conceito ed prevenção, hoje para nos anteciparmos os acidentes, temos que trabalhar na identificação, avaliação e o tratamento dos desvios, Dessa forma estaremos realmente fazendo uma preveção de forma próativa. Isto porque o desvio nada mais é do que uma situação de risco que pode gerar um incidente ou um acidente, trabalhar no desvio é muito importante porque ele antecede o incidente ou acidente.

E uma das formas de se identificar desvios é ser um bom observador. Não podemos nos acostumar a apenas ver as coisas e os locais, devemos ser sempre treinados a observar.
Ver é um processo biológico em que todo ser humano é capacitado, ou seja, todos que nascem sem nenhuma deficiência, conseguem enxergar.
Observar é um processo psicológico onde eu foco meu objetivo em ver com detalhes tudo aquilo que me cerca, eu me preparo para analisar o ambiente cuidadosamente.

Será que você é um bom observador?  

a) Sem olhar tente lembrar de que cor é a camisa de alguém que você já viu hoje;

Será que você consegue observar os detalhes? O que você vê na foto abaixo?

Você consegue enxergar a caveira? Você consegue observar o casal? As taças obre a mesa?

Vamos tentar mais uma vez? E aqui agora o que você vê?

Você viu a montanha com nve, viu algum cavalo? sabe quantos são?

As vezes estamos em nosso local de trabalho, e os desvios, aqueles potenciais de acidentes, estão ao nosso lado e não conseguimos mais oidentificálos, sabe porque, estamos apenas olhando para o nosso lovcal de trabalho e não observando, assim é nas tarefas do dia a dia, e muitas vezes o tresultado é que sem ser identificados os desvios, acabam se potencoializando em acidentes, lembre-se da pirâmide de Bird!

Para cada 600 incidentes ou desvios teremos 1 acidente sério ou fatal, veja a importancia disso, será que durante alguns meses, observando com cuidado, não identificamos 600 situações, que podem grar um acidente? Evidente que sim, o problema que quando não as identificamos, estatisticamente está comprovado que haverá um acidente sério. Quantos problemas você já passou pelo local de trabalho, e pensou isso pode causar um acidente, porém por uma série de motivos aquilo ficou do mesmo jeito, estamos aliemntando a base da pirâmide e qualquer dia desses, podemos ser a vitima destas situações que não damos importãncia, que não notamos ou que se notamos nada fazemos para alterá-las.

Portanto um bom inicio de prevenção de acidentes, é observarmos bem o nosso local de trabalho, identificar o que não vai bem, comunicar a quem de direito para que ações sejam tomadas para eliminarmos os desvios, que tal começarmos hoje mesmo, não espere ninguém se queremos uma mudança no mundo, temos que iniciar mudando primeiro a nós mesmos.

Um bom dia seguro de trabalho para você

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