domingo, 27 de novembro de 2011

PISOS MOLHADOS, MUITA ATENÇÃO COM ISSO

Temos visto e ouvido muitos supemercados, shopiings e etc sendo processados e condenados em virtude da exposição de pessoas que transitam por estes locais, a pisos escorregadios, que provocam a queda de pessoas, e provocam as mais variadas lesões, algumas das quais não podemos imaginar.

Porém os pisos molhados não são os únicos vilões deta história, temos também com o mesmo grau de risco os tapetes, passadeiras, carpetes, etc. Por isso é sempre bom tomar alguns cuidados na questão dos pisos, para se evitar contratempos, lesões e acidentes diversos, que causam transtornos inimagináeis, além da dor e alguns casos a perda irrecuperável.

Segundo a doutora em sáude pública, Vilma Pinheiro Gawryszewski em um artigo publicado na Revista
Associação  Medica Brasileira em 2010; 56(2): 162-7, sob o título "A importância das quedas no mesmo nível entre idosos no Estado de São Paulo" ela afirma que: "Nos Estados Unidos da América estimam que a cada 18 segundos um idoso com 65 anos ou mais é atendido por uma lesão decorrente de queda num serviço de emergência. Mesmo quando provocam lesões menores, elas podem afetar seriamente a qualidade de vida dos idosos levando ao medo de cair com consequente restrição de atividades, mobilidade, diminuição da atividade física, isolamento social e depressão. Em relação às lesões determinadas pelas quedas, dados de internações hospitalares para a população brasileira mostraram que cerca de 70% dessas lesões são fraturas, especialmente as do fêmur."
As quedas frequentemente ocorrem como um somatório de fatores de risco que precisamos estar mais atentos para minimizá-los ou eliminá-los de nosso meio.
Esses riscos são: desarrumação dos locais por onde passamos, irregularidades no piso pelos quais transitamos, pisos escorregadios derivados de vários fatores, tais como:limpeza, umidade, falta de limpeza, etc, e as distrações são as principais causas destes tipo de acidentes.
O que fazer então?
Manter sempre os locais de transito de pessoas, livres e desempedidos de objetos, além do que bem arumados.
Na limpeza onde possa afetar o piso a ponto de se tornar escorregadio, fazêr a limpeza em pequenos trechos, mantendo-os sinalizados e isolados para que não possam ser acessados.
Manter os locais de trabalho sempre com pisos secos e limpos.
Ecitar o uso de materiais que possam provocar tropeções e quedas, tais como: carpetes, tapetes, pasadeiras, tacos e pisos soltos, etc.
Mas nada disso funciona sózinho, precisamos estar sempre dispostos a ouvir conselhos, gente que viu alguma coisa que não pudemos enxergar e tenta coloborar nos mostrando os riscos, são pessoas do bem, amigos da gente, preocupados com o bem estar dos outros, ouça, análise e se for o melhor faça aquilo que eles sugerem.
Com certeza nossa vida será muito melhor, lembre-se das estatisticas citadas pela doutora no inicio desta mensagem, a coisa é seria e grave.
Veja agora uma pequena ilustração de como estes acidentes podem ser evitados.


 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DAS PROTEÇÕES DE MAQUINAS

A proteção de máquinas e equipamentos é tão importante que jamais deveriamos negligenciar sua instalação e sua recolocação.
Porém ainda é bem comun, se ver uma preocupação com a manutenção dos equipamentos e com a rapidez em colocá-los em funcionamento, o que as vezes acarreta no descuido com a recolocação das poteções de máquinas.
Tão importante é que as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, em especial a NR-12, receberam uma grande reformulação, exigindo um cuidado maior com as proteções de maquinas, para impedir o contato acidental ou proposital, do trabalhador com as mesmas.
As consequências tem sido muito desastrosas: amputações, mortes, fraturas, etc.
Precisamos cada vez mais criar mecanismos de controle, para que sem as proteções, as ma´quinas não voltem a operar.
Veja uma maquina simples de pastel, sem a devida proteção, que causou um acidente com uma consequência não tão grave, mas com um potencial de gravidade sérissimo.
Só depende de nós, pensar sempre aonde estamos vulneráveis na questão da segurança, e consertar isso.

sábado, 19 de novembro de 2011

CONSCIÊNCIA NÃO DEPENDE DE IDADE, DEPENDE APENAS DE PENSAR EM TODOS

Num mundo onde os discursos e as ações andam tão distantes, tão contraditórios, a gente ainda se espanta com atitudes tão coerentes, tão solidárias de pessoas que estão preocupadas não apenas consigo mesmo, não apenas com aquilo que lhe circunda, mas com todos , com o futuro e a vida de tantas pessoas que não tem oportunidades.
Tanto discurso sobre solidariedade, tirania, mas o que vemos são incentivos constantes as guerras, muitas delas injustificáveis, diante das causas pelas quais são autorizadas.
Tantos discursos sobre fome, poluição, meio ambiente, mas pouca coisa resulta em soluções adequadas. Muitos planos, congressos, seminários, mas cada país preocupado com os seus lucros.
Mas graças a DEUS que ainda há gente consciente neste mundo, e graças a DEUS que pessoas ainda conseguem enxergar o mundo sem segundas intenções e boa parte delas são as crianças.

O discurso que você vai ver a seguir falando sobre fome, meio ambiente, ganância, ministrado na conferência da ONU sobre meio ambiente, foi feito por uma menina canadense de 13 anos de idade e calou a assembléia.


Isso só poderia vir de uma criança, sim de uma criança, o que reforça a tese de que é nas crianças que temos que investir, ensinar, ser exemplo.
São elas ainda conseguem enxergar com pureza a vida, e conseguem se sensibilizar com aquilo que precisa ser feito, mesmo que isso traga restrições a si mesmo.
Quando vejo uma criança com esta pureza, sensibilidade e consciência, posso crer ainda mais que DEUS é soberano sobre toda terra, e que suas Palavras são a pura verdade, pois ELE mesmo disse que: "usa os fracos para confundir os fortes" e que da "boca dos pequeninos de das crianças de peito sucitaste força, por causa dos teus adversários para fazer emudecer os inimigos e os vingadores - Salmos 82", ou seja daqueles mais fracos sai força para silenciar os mais fortes.
É preciso fazer alguma coisa, nem que seja criar esta consciência em nosso lar primeiro, para depois influênciar os demais, comece deixe um legado para o futuro.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

FALTA DE ATENÇÃO, FALTA DE PROCEDIMENTO,REDUNDÂNCIA EM SEGURANÇA

Houve uma época em que analisar acidentes e determinar sua causa com falta de atenção, distração, passou a ser uma maneira muito simplista de se identificar as causas de acidentes, e isto foi uma realidade, porém a falta de atenção, ainda continua ocorrendo, não sendo ela apenas a causa dos acidentes, mas um fator contributivo para estes acidentes. Isto aliado a falta de um procedimento específico sobre a tarefa, uma análise de risco multidisciplinarmente elaborado e ainda a prática constante dos diaólogos de segurança, antes do inicio dos trabalhos.
Ações simples como esta, com certeza contribuiriam bastante para o fim de acidentes com potencial de gravidade elevado, como este que veremos a seguir.
Outra coisa é fundamental para a segurança do trabalho é a redundância nos equipamentos de proteção, neste caso, se além do cinto de segurança, houvesse sido instalado uma corda da vida, com trava quedas, a mais o empregado não seria projetado ao solo.
Pense nisso, segurança nunca é demais.

domingo, 13 de novembro de 2011

AS VEZES PENSAMOS QUE ISTO NÃO ACONTECE MAIS!!!

Nós que militamos na área da prevenção de acidentes, acreditamos já superamos muita coisa feita de maneira errada e que punha em perigo o trabalhador, porém essa é uma verdade que está muito mais voltada para os grandes centros, grandes empresas, mas não é uma realidade ainda na vida de muitas pessoas, que se ariscam todos os dias, para ganhar seu sustento.
Quantas empregadas domésticas enfrentam o perigo todos os dias, parte por desconhecimento delas sobre os riscos e sobre a necessidade dos epis, mas também resposabilidade de quem as contrata.
Quantos pintores não vivem o mesmo drama todos os dias.
Quantos industriários ainda não são oibrigados a trabalhar em situações desumanas e perigoss de trabalho, inclusive em países considerados grande potência, confira isso no vídeo abaixo.

O que pessoas, governos, nações que se preocupam com as pessoas, com sua  segurança deveriam fazer, era boicotar produtos e países que ainda tratem dessa maneira seus trabalhadores.
Mas o que fala mais alto neste mundo ainda não são as pessoas e sim a capacidade de mercado que se vuislumbra nestes países, e as pessoas, continuam em segundo plano, ou apenas um discurso bonito nos seus sistemas de comunicação.
É uma pena!

sábado, 5 de novembro de 2011

CELULAR UM PERIGO QUE RONDA DE PERTO

Sem querer assustar ninguém, trouxemos esta questão ao blog, porque é interessante, e polêmica, com muitas lendas e mitos sobre a questão da explosão de celular.
Veja este pequeno filme que recebi  um tempo atrás:

Na realidade explosão de um telefone celular acontece, mas  a causa da explosão é a bateria do aparelho.
A bateria quando superaquecida, pode explodir, ela é preparada para suportar calor, porém como tudo na vida, há limites, muitos afirmam que uma bateria aguenta até cerca de 135 ºC. Mas como você vai ver abaixo, onão é bem assim

Pelo filme percebemos que muito menos que isso, causou grandes consequências materiais.

O superaquecimento  acontece no momento da recarga da bateria, o carregador que usamos para carregar o telefone, tem um dispositivo para impedir que a bateria receba mais carga do que ela necessita, mas este dispositivo pode falhar e podemos ter aí uma explosão. Você já viu e ouviu várias noticias de telefones que explodem durante a recaraga.

Uma das coisas importante é o cuidado com o recarregador, sua origem,, os cuidados com batidas, e exposição que desgastem o recarregador, cuidado com os produtos falsificados, que veem sem um cuidado com as questões de segurança.

A segunda causa é a questão da própria bateria hoje a bateria mais usada é a de Li-ion (íons de lítio), que passaram a ser usadas porque oferecem  vantagens, tais como: duração do dobro ou até do triplo  do tempo de outras baterias,  seu peso é menor que as demais, para as indústrias de telefonia e para o cliente estes são os maiores atrativos.

Só que não se dá a devida impotância as questões, podemos dizer, dos efeitos colaterais, ou seja estas bateriais sob altas temperaturas, explodem mais facilmente. A preocupação é tanta que os fabricantes dão alguns conselhos, tais como: não expor a bateria diretamente a luz solar, evitar exposição a temperaturas elevadas, alguns afirmam que acima de 50º

Portano cuide bem do seu celular, para que não haja problemas com sua segurança
.