Sem querer assustar ninguém, trouxemos esta questão ao blog, porque é interessante, e polêmica, com muitas lendas e mitos sobre a questão da explosão de celular.
Veja este pequeno filme que recebi um tempo atrás:
Na realidade explosão de um telefone celular acontece, mas a causa da explosão é a bateria do aparelho.
A bateria quando superaquecida, pode explodir, ela é preparada para suportar calor, porém como tudo na vida, há limites, muitos afirmam que uma bateria aguenta até cerca de 135 ºC. Mas como você vai ver abaixo, onão é bem assim
Pelo filme percebemos que muito menos que isso, causou grandes consequências materiais.
O superaquecimento acontece no momento da recarga da bateria, o carregador que usamos para carregar o telefone, tem um dispositivo para impedir que a bateria receba mais carga do que ela necessita, mas este dispositivo pode falhar e podemos ter aí uma explosão. Você já viu e ouviu várias noticias de telefones que explodem durante a recaraga.
Uma das coisas importante é o cuidado com o recarregador, sua origem,, os cuidados com batidas, e exposição que desgastem o recarregador, cuidado com os produtos falsificados, que veem sem um cuidado com as questões de segurança.
A segunda causa é a questão da própria bateria hoje a bateria mais usada é a de Li-ion (íons de lítio), que passaram a ser usadas porque oferecem vantagens, tais como: duração do dobro ou até do triplo do tempo de outras baterias, seu peso é menor que as demais, para as indústrias de telefonia e para o cliente estes são os maiores atrativos.
Só que não se dá a devida impotância as questões, podemos dizer, dos efeitos colaterais, ou seja estas bateriais sob altas temperaturas, explodem mais facilmente. A preocupação é tanta que os fabricantes dão alguns conselhos, tais como: não expor a bateria diretamente a luz solar, evitar exposição a temperaturas elevadas, alguns afirmam que acima de 50º
Portano cuide bem do seu celular, para que não haja problemas com sua segurança
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário