quarta-feira, 8 de agosto de 2018

CELULAR AO VOLANTE, A TERCEIRA MAIOR CAUSA DE ACIDENTES DE TRANSITO NO BRASIL




Os Smartphones passaram a fazer parte da vida das pessoas de forma incomum e o seu uso, de maneira habitual e indiscriminado, sem atenção as normas de segurança, tem sido a causa,  não apenas de acidentes de trânsito, mas também de acidentes pessoais, nos lares e em muitos outros locais e situações..

Se você parar para pensar, quantas vezes você já visualizou, alguém se acidentando ou se expondo a um grande risco de se acidentar,  pelo uso indiscriminado do celular.

Em maio deste ano,  a revista Auto Esporte, lançou uma reportagem falando sobre a situação, revelando que no Brasil, o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de mortes.

Cita ainda a referida reportagem,  que o uso de celular ao volante, segundo a NHTSA (Administração Nacional de Segurança Viária) aumenta em 400% o risco de sofrer um acidente de trânsito.

Continua a reportagem com uma informação por demais interessante e um alerta a todos nós, citando que “Uma mensagem de texto pode até parecer inofensiva no trânsito. Mas um estudo feito pela Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apontou que desviar o olhar para responder uma mensagem no Whatsapp à velocidade de 80 km/h equivale a dirigir a extensão de um campo de futebol inteiro com os olhos fechados.

O Celular para alguns, senão para a maioria das pessoas, funciona como se fosse parte do corpo humano, percebe-se isto, quando se observa que a um leve toque, ou vibração do aparelho, imediatamente as pessoas param o que estão fazendo, para sacá-lo do bolso e verificar o que está sendo recebido, esquecendo das situações a sua volta.

Quero compartilhar com vocês um vídeo muito interessante feito pela empresa Volkswagen, lançada no Japão, durante uma exibição de cinema, que trata desse assunto veja:






Diante do que vimos, e somos informados todos os dias,  é preciso cada vez mais investir em medidas socioeducativas, que farão com que os hábitos que nos expõe a risco sejam abandonados.

Esta responsabilidade deve também ser uma preocupação das empresas, em relação aos seus funcionários, pois um acidente, causa sofrimento, transtornos e perdas a todos: ao acidentado, a família e com certeza a empresa, nos seus mais variados aspectos.

Encare sempre a prevenção como fator fundamental para um ambiente de trabalho, pois isto o tornará saudável, produtivo e eficiente.

Invista em prevenção, treinamentos e capacitação das pessoas que formam a empresa, pois elas são fundamentais nesta caminhada de crescimento mútuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário